Image Map

Press

Esquece as aspas: Para os pais

`
   Na sociedade em que vivemos, um dos maiores problemas para os adultos é entender seus filhos. Ao meu ver, os pais acabam se esquecendo que já tiveram aquela idade que não tinham de lidar com as pressões da vida adulta. Esse post não é para ofender ninguém, e sim para contar a minha perspectiva de coisas que eu creio serem importantes na relação pai/mãe/filho.

#1. Liberdade
   Sendo uma palavra-chave na relação com meus pais, liberdade é importante sim. "Posso sair com meus amigos?" é um exemplo perfeito de situação onde a liberdade deve ser aplicada. O problema é que os pais possuem também o dever de ensinar a diferença entre liberdade e libertinagem, assim como devem mostrar, desde sempre, que confiam em seu filho.

#2. Exemplo
   Querendo ou não, um filho gera muitas responsabilidades e uma delas é saber que você é um exemplo. Não espere que seu filho seja dedicado se ele vê você procrastinando o tempo todo; não espere que ele roube se você ensinou desde sempre que roubar é errado. Não espere que seu filho cuide de você se ele te vê tratando seus pais de maneira desrespeitosa. Pode até ser que ele não siga seu exemplo, mas exceções são raras.

#3. Escola
   Escola é uma parte muito importante e complicada na vida dos filhos. Seja ensino médio ou jardim de infância, você precisa mostrar interesse e isso inclui perguntar "como foi seu dia?" e querer realmente uma resposta, sendo ela longa ou só um "a escola foi tranquila". Participar da vida dos filhos é demonstrar interesse mesmo que ele esteja sendo dramático ao contar sobre o que quer que seja. 

#4. Adolescência
   Deixa eu contar um segredo: lidar com adolescentes não é fácil. Outro segredo é que no fim todos nós somos iguais; desesperados por atenção e carinho. Se seu filho gosta de sair, então ensine o que é certo e errado e deixe ele fazer suas escolhas. Se seu filho gosta de ficar em casa, faça coisas com ele (assistir filmes é sempre uma boa pedida, ou talvez começar assistir o seriado favorito dele). Se seu filho é resmungão, descubra o motivo e converse. Se seu filho é influenciável, comente ainda mais em cima sobre as consequências dos seus atos. A moral de lidar com adolescentes é que tudo vai depender do quanto você o conhece, então trate de prestar atenção.

#5. Comunicação
   Comunicação é outra palavra-chave. Sentar, conversar e ser honesto deve ser um mantra na família, uma vez que, sem comunicação, seríamos como os animais, né? E o pior é que existem muitos pais por aí que fazem de tudo para não ter uma conversa séria pelo fato de terem medo ou por jogarem a responsabilidade para longe. Aliás, converse com seu filho desde pequeno, então, quando ele crescer e você tiver que ter conversar mais sérias (como drogas, responsabilidades ou sobre como ele deve manter o quarto limpo), ele não vai se surpreender e te atacar.

#6. Dinheiro? 
   Dinheiro é um assunto importante e, na minha humilde opinião, o modo como é tratado pode mudar a vida do seu filho para sempre. Economia e mesada devem sim serem ensinadas desde pequenos porque a prática leva à perfeição. E não se esqueça que o #2. Exemplo entra aqui também: não espere que seu filho deseje abrir uma poupança se ele vê você tratando dinheiro como se fosse nada.

#7. Suporte
   Supostamente, pais são as únicas pessoas no mundo com quem você vai poder contar sempre. Então, mesmo que o seu filho não se torne quem você sempre sonhou, lembre-se que ele vai se tornar, pelo menos, quem ele sempre sonhou. Não fique decepcionado se ele não fizer a faculdade que você queria; não fique triste se ele estiver com depressão: dê suporte. Suporte e muito amor é o que o seu filho vai esperar de você. Isso e nada mais. 


   Para finalizar essa postagem, preciso dizer um "muito obrigada" para meus pais incríveis, Selma e Ronaldo. Vocês são realmente os melhores pais que eu poderia querer! Obrigada por serem pessoas sábias, generosas, educadas, gentis e que me ensinaram o que é o amor.
Obrigada de verdade.

18

18 comentários:

  1. Que linda!! Adorei o post :D Devemos muito aos nossos pais...
    Beijos e fique com Deus!
    www.batomdeframboesa.com

    ResponderExcluir
  2. Que legal seu post!
    A verdade é que o fruto raramente cai longe do pé, né? (ditado antigo, mas verdadeiro, hahaha). Ser "os pais" na história não deve ser nada fácil, mas estar na fase de descobrir todas as coisas sobre a vida e criar uma personalidade, também não é. Com amor. boa comunicação e bom senso dos dois lados, todos saem ganhando.

    Beijos.
    Coffee, Rock & Beer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ditado verdadeiro mesmo! Tudo isso que você falou é muito verdade, mas é uma pena que muitos pais não seguem esse caminho do amor, da comunicação e do bom senso.

      Excluir
  3. Falou tudo, esses fundamentos são essenciais para qualquer ser humano!
    bjokas http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post!
    Acho que o mundo está bem carente desses itens. Crianças estão sendo criadas de qualquer jeito, fazendo o que bem entendem, causando um baita problema quando se tornam adultas.
    Graças a Deus, tive uma educação maravilhosa, tanto eu quanto meus irmãos, não tenho do que reclamar.

    Beijocas!
    http://mairacaetano.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, Maíra. Fiz justamente pelo que você falou de o mundo estar carente desses itens. Pais como os seus que os dão esperança, né?

      Excluir
  5. Isso aí, concordo com tudo!
    A parte que vejo mais faltar hoje em dia é a comunicação. :/
    Infelizmente as pessoas estão deixando de lado, e é tãão importante na vida de qualquer pessoa!
    Graças a Deus também tenho pais incríveis, assim como os seus.
    Que sua semana seja linda! Beijos! ♥
    www.normalidadeincomum.com.br
    www.youtube.com/NormalidadeIncomum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A comunicação é a que mais sofre mesmo, porque, como dizem, "somos a era de telefones inteligentes e pessoas estúpidas".
      Uma ótima semana pra ti também ♥

      Excluir
  6. Que post lindo! ♥
    Me identifiquei muito pois penso em muitos aspectos como você... Linda sua dedicatória aos seus pais! Também sou muito, muuuito grata pela criação e educação que meus papais me deram... Eles são tudo pra mim!
    Beijos, tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe acabou lendo o post e ficou toda emocionada com a minha dedicatória haha
      É legal valorizar eles quando eles fizeram tanto por nós, né?
      Tenha uma ótima semana também ♥

      Excluir
  7. Que post incrível, eu concordo tanto com o que escreveu. Às vezes, eles cobram muito, como se nunca tivessem sido jovens, né!? ♥

    Beijos! • meu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade. Mas alguns ainda se lembram e fazem o melhor para educar os filhos, e é neles que devemos procurar inspiração.

      Excluir
  8. Perfeito!
    Texto incrível. Acho que nunca tinha lido nada sobre adolescentes numa perspectiva tão fidedigna.
    Eu aposto que todas as pessoas que leram se identificaram de alguma forma.
    Parabéns.
    Eu também estou encantada com seu blog! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Nayandra, você não sabe como seu comentário me deixou feliz! Muito obrigada.

      Excluir

Image Map