Image Map

Press

Casamento

`
   Por que homens se ajoelham para pedir a mão da moça em casamento? Fazemos coisas sem ver o significado por traz de todos os símbolos, mas eu tenho minha teoria para esse ato comum, que é descrito em livros, que nossos olhos vivenciam e que nossas almas se aquecem, só de imaginar o dia em que será a nossa mão sendo segurada.
   Nervoso, o homem apaixonado coloca seu joelho no chão, e olha para a mulher com quem decidiu passar o resto da vida junto. De baixo, ele olha para ela, temeroso pela resposta, ansioso pela reação dela. Ele observa suas expectativas crescerem, e, por um segundo, imagina todo seu futuro. Pensa em como vai ser acordar sempre ao lado dela, imagina nos filhos que terão, na casa que compartilharão, nas brigas que só vão acontecer porque ninguém é perfeito, mas que logo serão superadas. De baixo, ele sonha com o que o resto da sua vida vai ser. De baixo, ele olha pra cima, pro que vem depois.
   De cima, anos depois de casado, anos depois de ter se ajoelhado, ele olha para baixo. Observa a lápide com o nome de sua amada com pesar. De cima, ele pensa em todas as expectativas superadas e as decepções, porque ninguém vive só de ganhos. De cima, ele lembra dos sonhos que se tornaram realidade e das realidades que, naquele momento, são só sonhos. Olhando para baixo, onde a mulher que ele amou está enterrada, ele sabe que se ajoelhou décadas atrás só porque queria mostrar que, naquele singelo momento, ela era o mundo dele, que ele se humilharia por ela, colocando-se em uma posição desconfortável.
   Agora, enquanto eu escrevo isso, alguém está sendo pedido em casamento. Tendo se ajoelhado ou não, eu espero muito que eles pensem que é pra sempre. Espero que desejem estar junto um do outro de verdade, de todo o coração, porque estou cansada de pessoas discutindo sobre a vida do próximo, mas não amando nem mesmo o próximo com quem divide a cama.
0

0 comentários:

Postar um comentário

Image Map