Image Map

Press

Como publicar um livro?

`
   Bem no cantinho do blog tem uma foto do meu livro, que foi lançando em abril desse ano. Muitas pessoas me perguntam como eu consegui publicar um livro, sendo que eu só tenho dezesseis anos, e então resolvi fazer esse post pra explicar algumas coisas, e contar como foi o lançamento do livro, lá na Livraria Cultura
   Bom, pra começar, escrever o livro não foi tão difícil assim pra mim. Eu levei em torno de uma semana pra continuar as dez páginas que eu já tinha escrito antes, e mais uma semana pra revisar. Ainda sim, mesmo comigo lendo o livro algumas vezes, e mais os revisores da editora também, alguns erros passaram e foram para a impressão assim mesmo. Erros de digitação não são por minha conta, então é de se imaginar que eu fiquei chateada com esses detalhes. Tudo bem que isso não altera o livro em si, mas a minha visão como escritora fica comprometida sim. Então, uma dica é revisar muito, e não ter pressa para publicar.
   Outra coisa é a editora. Eu escolhi uma da minha cidade, que, nesse caso, foi patrocinada por mim (meus pais) e essa é a maneira mais certa de que o livro vai sair sim. O preço pode variar bastante. Eu não recomendo a editora que eu peguei, porque, por mais gentis que eles tenham sido, as livrarias que eles pretendiam colocar, não foram contatadas ainda, e eu os contratei em abril. Estamos em julho. Por outro lado, a gráfica é muito boa. Por mais que não tenha nenhuma perto da sua região, vale muito a pena pagar mais caro pelo frete, porque o material é de qualidade e o valor é muito em conta. Muito, muito em conta mesmo.
   Depois de tudo isso resolvido, sendo que a própria editora resolve a capa e trabalha com o autor para decidir o projeto final, você escolhe vinte livrarias que deseja, e decide se quer ou não um lançamento em livraria. As grandes livrarias, aliás, como Saraiva e Cultura, ficam com 50%, e as menores ficam até com 30% do lucro. Ah, e você que escolhe o preço que seu livro custará.
   O lançamento foi um dos melhores dias da minha vida. Foram em torno de umas cem pessoas, e eu devo ter ficado lá umas três horas, porque o mezanino não era tão grande assim, então teve uma fila. Obviamente, isso fez com que eu me sentisse A última bolachinha do pacote, mas ok. Este lançamento a livraria não cobra nada para ser feito, a não ser que você deseje algum coquetel, que então eles providenciam vinho e água e você paga pelos garçons. 
 








Então, mais ou menos, é isso. Qualquer dúvida, é só perguntar nos comentários. Ah, e se quiser comprar meu livro, ele custa trinta reais, e eu posso enviar pelo correio, caso deseje, se não quiser ir até a livraria.
0

0 comentários:

Postar um comentário

Image Map