Image Map

Press

Boa sorte.

`
                                                                                                     

    Sabe qual é o problema dos contos de fadas? Não é o príncipe, que muitas alegam que não virá; não é a bruxa malvada, que dá uma maça envenenada ou lança um feitiço sobre a bela e delicada princesa; e também não são os animais que cantam e fazem os serviços de casa. O problema é justamente a princesa. 
   A princesa é linda, dentro dos padrões da sociedade... loira, olhos claros, alta e magra. Basicamente assim. Ela pode ter sofrido diversas coisas, como trabalhar feito uma condenada, ter que fugir de um caçador, que quer roubar o coração dela; ou se tornar prisioneira de um monstro, mas sempre vai ter um "felizes para sempre" estampado na última folha do livro ou na tela da televisão. Todos são ensinados que tudo vai ficar bem no final, e que as coisas vão girar em torno de um romance, porque sem ele, a vida não é nada. 
   E então os pais se separam, você escuta um "você não é bonita o suficiente", e o cavalheiro bonitão não te nota, afinal está muito ocupado com o decote alheio. O amor passa e você não vê; ou seria ele que não vê você? A moral é que não é necessário um cara com farda e um castelo, é necessário música que te toque na alma, porque seus ouvidos são a porta para as palavras e uma doce melodia. É necessário saber amar, não só querer que os outros te façam feliz. É necessário pegar o telefone ou o avião e mudar o que tiver que ser mudado, antes que bata para meia noite. É necessário um sorriso, um verdadeiro que não esteja lá para esconder ou para mascarar algo pra alguém não perguntar o que há de errado. É necessário saber que se ele não vier, ou se atrasar, é porque assim mesmo que era pra ser, e não porque havia algo de errado com você.
   O problema é que a princesa pode ser baixa demais, ter tatuagens ou cortes nos pulsos, pode odiar seu corpo, e pode entender mais de tristeza do que de como conquistar um homem. A princesa pode não gostar de maquiagem, e pode perder compromissos, e não o sapato de cristal. Eu quero que as pessoas entendam isso e respeitem isso; quero que princesa seja toda a menina que é filha de um rei. Ou seja, toda menina é uma princesa! 
   E o amor? Vamos ensinar a amar, e não à como fazer as unhas. Vamos ligar só pra dizer boa noite, e não para xingar. Ou segurar a mão pra mostrar que se importa, e não pra atravessar a rua ou apartar uma briga. Eu só desejo que as pessoas aprendam que é necessário várias coisas antes da aparência e de julgamentos. E eu também desejo sorte pra quem acredita que há um estereotipo de beleza, e que felicidade só vem com um homem rico e um pedido de casamento com compartilhamento de bens. Boa sorte mesmo.
5

5 comentários:

Image Map